Especialista na área psicossocial forense, com destaque para a Vitimologia.

Madalena Sofia Oliveira é doutorada na especialidade de Psicologia, linha da vitimologia, mestre em Ciências Forenses, no ramo da psicologia e psiquiatria forenses e licenciada em Serviço Social 

É professora auxiliar no ISSSP e professora auxiliar convidada no Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU e na Universidade da Maia. É cocoordenadora da área das ciências sociais e jurídicas da Especialização em Perícias Forenses na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde leciona.

Diretora do Mestrado em Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, no ISSSP.

Investigadora integrada no Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho, nos grupos Direitos Humanos e JusCrime. Os seus interesses de investigação, centram-se na área da vitimologia, com destaque para a violência doméstica, transmissão intergeracional da violência, violência nas relações de intimidade, abusos e negligência infantis e familias multiviolentas. 

Coordenou cerca de duas dezenas de pós-graduações em Portugal continental e regiões autónomas.

Atua como consultora e supervisora na área psicossocial forense, com destaque para a Vitimologia e Igualdade de Género em autarquias e IPSS.

É lider/facilitadora do programa sobre parentalidade positiva "Anos Incríveis".

Perita forense na Honnus, Medical Legal and Forensic Sciences. 

Colaborou com o Instituto Português do Desporto e da Juventude na campanha "Start to Talk", para a eliminação do abuso sexual no desporto. É membro representante na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo.

Cocoordena o Serviço de Apoio à Vítima que integra a RNAVVD na CESPU-Gandra. É coordenadora da Rede de Intervenção na Violência Doméstica e familiar no município de Gondomar.

Possui certificado para formação de Professores/as atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Ministério da Educação, Universidade do Minho, nas áreas da cidadania, igualdade de género, entre outras. CCPFC/RFO-39227/19.

Do seu percurso profissional destaca-se a experiência, em entidades públicas e privadas, na intervenção com vítimas de crimes; com crianças e jovens em risco/perigo, no sistema de promoção e proteção e tutelares educativos; a intervenção psicossocial e em contextos de crise e na reabilitação psicossocial e reintegração física, económica e social de vítimas em que resulte grave afetação da funcionalidade

 

Tem-se dedicado ao associativismo e colaborado com diversas Instituições na qualidade de dirigente, associada e membro de conselhos científicos. Entre 2004 e 2007 assumiu funções enquanto presidente da direção da Associação MAPA (IPSS). Na Associação Portuguesa de Ciências Forenses assume a cocoordenação das áreas da PsicologiaServiço Social Forenses, cuja direção integra. É também membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Criança Abusada e Negligenciada (SPECAN).

Assumiu a função de direção/coordenação geral de serviços e recursos na empresa municipal GCO-EM (2007-2014), dirigindo dois equipamentos públicos.

Possui uma vasta experiência formativa, tendo sido docente/formadora de centenas de profissionais.

Desde 2003 que realiza ações de formação dirigidas a docentes e não docentes, no domínio da vitimologia, e ações sensibilização em escolas sobre o tema da violência no namoro e abusos infantis cujos dados da tese de doutoramento surgem associados à campanha de âmbito nacional: Quem te ama, não te agride!

 

Para mais informações clique aqui

 

-------------------------------------------------------------------------------------------